Mestres GELEIEIROS

Quem são, suas criações e historias
Foto por Katerina Holmes em Pexels.com

Voce sabe exatamente o que é um Mestre Geleieiro? Embora seja uma arte milenar, pouco falamos dele, muito menos do que sabemos sobre um sommelier de vinhos (e demais bebidas do mundo) um mestre queijeiro, ou de um mestre padeiro, cervejeiro, azeiteiro, chocolateiro, biscoiteiro, pizzaiolo, charcuteiro, confeiteiro, churrasqueiro… um chef de cozinha…

Ser um Mestre Geleieiro é muito mais do que a pessoa que produz geleias. É ser responsável por todo o processo, do começo ao fim, e de funções que nem todos nós conhecemos.

Só o fato de se dedicar a um oficio artesanal ( e em breve vamos falar mais sobre esse termo) e entregar um resultado sublime e único o torna alguém muito especial!

É ser um especialista na arte de criar e fabricar geleias, é aprender a dominar as técnicas e também testá-las e aprimorá-las. É saber equilibrar os ingredientes, textura, sabor e condições de preservação para oferecer a melhor experiência possível.

Em meio ao caos do mundo moderno, os MESTRES GELEIEIROS são como poetas da cozinha, criando poções mágicas que nos transportam para um mundo de sabores e lembranças. Desde os morangos mais suculentos até os pêssegos mais doces, eles dominam a arte de capturar a essência da fruta em cada frasco.

Mas o seu ofício vai além do sabor – é sobre preservar tradições, compartilhar histórias e unir as pessoas em torno da mesa. As geleias não são apenas condimentos, são símbolos de amor, cuidado e comunidade.

faceless ethnic harvesters collecting ripe apples from tree in countryside
Photo by Zen Chung on Pexels.com

O Mestre Geleieiro se interessa em saber como tudo começou, qual a origem, história e técnicas para que possa escolher qual será sua linha de trabalho. Ele pesquisa o mercado e também verifica quais insumos tem disponíveis para que possa entregar o melhor daquilo que se propõe a fazer. É um trabalho diário e incessante.

Se inspira no que já existe para reproduzir com perfeição ou melhorar em algum aspecto, seja ele a forma de fazer, de processar ou fatiar os ingredientes, a vida util e a conservação, embalagem e apresentação e também o publico que atende.

É praticamente um alquimista, pois tem o dom de misturar frutas com especiarias e criar novos sabores, da mesma forma que cada Mestre, mesmo seguindo a mesma receita, utilizando os mesmos ingredientes em uma mesma medida, produz um resultado final único. Pode-se ter cinco, onze ou cem Mestres compartilhando do mesmo espaço, pomar e modo de preparo, cada um terá um RESULTADO singular. É algo mágico, é arte!

a person holding a pot
Photo by Olya Kobruseva on Pexels.com

Mas se a milênios atrás as geleias tinham funções medicinais e exclusivamente de conservação, hoje é possível dizer que as utilizamos para harmonizar com diversos alimentos: pães, queijos, vinhos e um vasto tipo de bebidas (alcóolicas ou não) pizzas, azeites, charcutaria e assados. Essas combinações são sugeridas sejam por tradições alimentares e culturais, a exemplos o clássico brasileiro queijo minas com geleia de goiaba e as almondegas suecas, servidas com molho especial, purê de batata e geleia de lingonberry  (fruta local) ou por associação de sabores. O Mestre tem a sensibilidade de criar suas composições e tende a indicar e sugerir combinações que acredita maximizar e agregar os sabores. Vale lembrar que todos nós temos gostos e preferências pessoais acerca de tudo o que consumimos, então nada mais correto, antes de julgar o que acredita ser ou não uma bela união, provar e tirar suas próprias conclusões!

Além de sua contribuição para o mundo da gastronomia, os Mestres Geleieiros desempenham um papel fundamental na preservação e promoção da diversidade de frutas. Ao transformar frutas frescas em deliciosas geleias, eles garantem que esses sabores naturais sejam apreciados por pessoas de diversas culturas e regiões do mundo. Essa prática não apenas impulsiona o mercado agrícola, incentivando a produção e o consumo de frutas locais, mas também promove a troca cultural e a construção de novos sabores em outras culinárias.

Assim, os Mestres Geleieiros não são apenas fabricantes de geleia, mas verdadeiros guardiões da tradição, da criatividade e da diversidade culinária. Seu trabalho não apenas satisfaz o paladar, mas também enriquece nossas experiências gastronômicas, conectando-nos com as maravilhas da natureza e as riquezas da cultura alimentar.

Hoje, ergamos nossas colheres em homenagem a esses artesãos da doçura, cujo trabalho árduo e dedicação infundem nossas vidas com um toque de doçura. Vamos apreciar cada colherada como um tributo à sua paixão e talento inigualáveis!

E me conta se você tem alguma curiosidade ou ficou alguma dúvida sobre o que é ser um Mestre Geleieiro que eu terei o imenso prazer em responder!

Se você gostou, curte, comente e compartilhe!

A sobrevivência de um conteúdo produzido por profissionais como eu depende muito de vocês, caros amigos leitores e leitoras! E para se manter vivo e chegar a mais pessoas é preciso um grande empenho no boca a boca, isso é muito importante! Indique, compartilhe, curta e, sempre que puder, comente aqui embaixo. Fico extremamente feliz em ouvir vocês, suas dúvidas, sugestões e histórias, e saber que tem mais alguém aí do outro lado que ama GELEIA e tudo o que diz respeito a esse UNIVERSO <3

4 comentários Adicione o seu

  1. Állisson disse:

    Essa alquimia resulta em sabores especiais e muito particulares!Parabéns pelo blog!👏🏼👏🏼🤍

    1. admin disse:

      Muito obrigado pelo carinho, Á!
      Espero que com todos os anos nesse “ofício” ajudem, e que eu consiga transmitir de forma clara e desperte a todos a curiosidade em sempre saber mais.
      Beijão!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *