MESTRA GELEIEIRA CATHERINE BONAVENTURE PIZOLIO

CATHERINE PIZOLIO DA ENGENHO DA TERRA

TEXTO POR JORGE GONÇALVES

Filha de mãe dinamarquesa e pai belga, começou ajudando a vender as geleias, o que contribuiu dia a dia no aprendizado do ofício. E foi trocando muitas experiências que hoje, além de Mestra Geleieira, administra e está a frente da empresa Engenho da Terra.

Mas para contar a história da Mestra Catherine eu preciso voltar um pouco no tempo. É preciso contar que seu pai Leon Bonaventure, psicanalista de origem belga e sua mãe Jette Bonaventure, psicóloga e filósofa de origem dinamarquesa, se conheceram na França, casaram-se em 1967 e vieram para o Brasil no ano de 1968, onde os avós (pais de Jette) já moravam. Desde que chegaram aqui, trabalharam incansavelmente para apoiar, traduzir e estudar a obra de Jung, liderando grupos de pesquisa, escrevendo artigos, trabalhando em consultórios e inserindo o legado do grande psiquiatra e psicoterapeuta suíço no mundo editorial brasileiro. Eles fundaram a Sociedade Junguiana de Psicologia e foram responsáveis pela publicação de mais de 130 livros no Brasil.

Na década de 1990, após uma estadia com a família na Europa, mais precisamente em Annecy, na França, Leon voltou ao Brasil com alguns propósitos. Um deles era realizar sua alma de jardineiro, seu amor pela natureza. Para isso comprou um terreno, e com suas próprias mãos iniciou o plantio e cultivo de algumas espécies pouco conhecidas no Brasil. Foi Leon que introduziu em solo brasileiro o plantio de kiwi, depois atemoia. Além destas, cultivava também frutas vermelhas como morangos, framboesas e mirtilos, tendo grande êxito desde o início.

Foto: Conceição dos Ouros – Minas Gerais

Para não desperdiçar os pequenos frutos que não podiam ser comercializados, Leon e Jette começaram a fabricar geleias para vender a amigos e pacientes do consultório. Jette sempre gostou de cozinhar e na Europa (diferente dos nossos hábitos e costumes aqui no Brasil) a geleia é uma forma de conservar as frutas ao longo do ano. Com o tempo começaram a vender em lojas. A fábrica propriamente dita começou dentro do sitio em Campos do Jordão e em 2004 a sede foi transferida para Conceição dos Ouros (cidade de Minas Gerais localizada na Serra da Mantiqueira, às margens do rio Sapucaí-Mirim, de relevo marcante com clima ameno e agradável) dentro da fazenda de atemoias, aproveitando a mão de obra dedicada dos mineiros.

Foto: 1ª. “fábrica”, em Campos do Jordão

Pouco tempo depois, a estrutura da empresa precisou ser ampliada e uma das primeiras funcionárias foi Cida, esposa do administrador da fazenda, e que foi parar na fabricação das geleias meio que por acaso. Ela foi desenvolvendo seu gosto pela arte e aprendendo o ofício ao longo dos mais de 30 anos que trabalha com a família, e desde o início é a Mestra Geleieira a frente de toda a produção, comandando mais 8 funcionários.

Mas voltemos a Catherine. O ano de 2005 é especialmente marcado por grandes acontecimentos em sua vida. Além de ser o ano do nascimento de seu filho, seu pai Leon pede sua ajuda e ela começa a vender as geleias em redes maiores. Em 2006 a empresa aumenta sua produção e ela consegue inserir a marca em grandes players como Grupo Carrefour e em 2007 no Grupo Pão de Açúcar. A partir dai tiveram que criar um nome, uma estrutura, mas tudo continuou extremamente familiar e intuitivo.

Foto: Catherine | acervo particular

Eu sempre digo que tive vários “anjos” na minha vida, pessoas que me ajudaram de um jeito ou de outro. Então, retribuo isso ajudando qualquer pessoa que venha me pedir para dar informações, trocar ideias, indicar clientes e fornecedores. Acho que esta troca/ doação faz parte de quem eu sou e só deixa o mundo melhor.

Catherine Bonaventure Pizolio

Produzir geleias de qualidade, respeitando o meio ambiente e o consumidor são valores que Catherine imprime a marca. O aprendizado é no dia a dia, e também trocando experiências. Graças a seu trabalho, à realização de vários cursos nas áreas de qualidade e segurança alimentar, a empresa detém os certificados IFS Food e Ecocert (orgânico), além de ter os planos APPCC e Food Fraud implementados na fábrica.

Desde então, só aumentaram os cuidados, e o carinho ao fabricar as geleias permanece. Em 2014 implementaram na produção o plano APPCC, garantindo mais ainda a qualidade e segurança alimentar aos produtos.

Foto: fábrica em Conceição dos Ouros

A produção é totalmente feita com ingredientes 100% orgânicos (tanto frutas quanto o açúcar cristal, o que também lhes confere o Certificado Orgânico Ecocert) e receita europeia e muita, muita dedicação! O equilíbrio da soma dos pequenos pedaços de fruta e açúcar orgânicos usados na medida certa fazem das geleias uma verdadeira tentação a cada colherada!

E como você deve imaginar, o primeiro sabor de geleia que produziram foi de Kiwi, atualmente fora de linha por baixa venda, seguido por Framboesa, hoje fora de linha por alto preço da fruta. E o sabor mais famoso é o de Morango e o mais vendido, de Pimenta, mas o preferido da Mestra é Tomate com Pimenta. Fazem parte da linha os sabores: Amora, Morango, Uva, Pimenta, Gengibre, Goiaba, Limão Siciliano, Manga, Maracujá, Banana, Abacaxi e Tomate com Pimenta além de fabricarem geleias para terceiros, com e sem açúcar e combinadas com especiarias. E com relação às texturas, a geleia de Limão Siciliano e a de Pimenta são mais firmes, próxima a da textura de gelatina. As demais são cremosas.

As vendas são feitas em mercados de grande fluxo (marca própria e terceiros), lojas de produtos naturais e empórios, e já exportaram através de um cliente para o qual presta serviço.

E quando eu a perguntei sobre o que as pessoas precisam saber sobre ela, suas geleias e sua marca e qual a marca que deseja deixar no mundo, a resposta foi inspiradora: 

“Sinto que conseguimos demonstrar em nossos produtos que gostamos do que fazemos. Só quem gosta do que faz consegue passar isso para seus produtos. Produzo geleias de qualidade, respeitando a natureza, o consumidor e a equipe. Estamos sempre de braços abertos para trocar, ajudar, crescer juntos”

Catherine Bonaventure Pizolio

E quando a pergunto sua opinião sobre qual é o sabor da vida, responde com singeleza e simplicidade que para ela são os pequenos prazeres como comer algo gostoso feito com carinho, estar com a família e observar uma árvore florida.

E para finalizar, com todos esses anos de vivência, aprendizado e ensinamentos, questiono o que é para ela ser um Mestre Geleieiro: “é alguém que faz geleias com amor. Que experimenta, testa, aprende, compartilha, para que seu produto seja reflexo do amor pelo que faz!”

Abaixo algumas indicações de uso com suas GELEIAS:

Salada Ceasar com
Geleia de Limão Siciliano
Dadinho de Tapioca com
Geleia de Pimenta
Sorvete de Creme com
Geleia de Morango

Essa grande mulher, filha, mãe, amiga, zootecnista, vendedora, mestra geleieira, empresária e administradora se empenha em entregar o seu melhor e seus propósitos, a atender com generosidade e grandiosidade a todos, e com isso, temos um grande exemplo a seguir, nos inspirar e nos espelhar. Temos muito a aprender com o que Catherine tem a nos ensinar!

 Contatos:

Site: www.engenhodaterra.com.br

Instagram: @geleiasengenhodaterra

E-mail: comercial@engenhodaterra.com.br

Telefone: 11 3023 1788

4 comentários Adicione o seu

  1. Rogério Freitas disse:

    Minha muito grata admiração por uma pessoa generosa, dedicada e um saber de experiência feito que ao longo dos anos foi se cultivando mais e mais.

    1. admin disse:

      Rogério, realmente é muito bom aprender com quem realmente tem disposição para ensinar. No final é uma grande troca, onde todos ganham.
      Muito obrigado pelo seu comentário!
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *