o que é GELEIA?

PARA ENTENDER O QUE É DE FATO UMA GELEIA, PRECISAMOS VOLTAR NO TEMPO, E SABER COMO, ONDE E ATRAVÉS DE QUEM E POR QUE ELA SURGIU

TEXTO POR JORGE GONÇALVES

Geleia nada mais é que um ALIMENTO.  É um estado de conservação. É a proporção necessária para o equilibro de frutas com açúcar e ácido cítrico, somadas ao calor do cozimento, resultante em um produto de textura brilhante, algumas mais consistentes, outras mais fluidas, e em comum chamam a atenção pela cor, aroma e sabor.

glass jar with raspberry jam
Photo by cottonbro on Pexels.com

A geleia faz parte do processo de evolução da alimentação, e digo isso baseado em décadas de estudo da neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel, que em sua constatação “o Homo só se tornou sapiens por que aprendeu a ser culinarius” onde ela profundamente estudou, mediu e contou células cerebrais de mais de trinta espécies distintas e pode concluir que a grande vantagem humana sobre os demais é o “simples” fato de um dos pontos de sua evolução: cozinhar. E esse ato permitiu ingerir mais calorias em muito menos tempo, com ganhos significativos para desenvolvimento de outras atividades muito mais complexas como interpretar símbolos, desenvolver tecnologia e constituir a linguagem.  E é assim que através dos anos, até hoje, seguimos evoluindo e temos tempo (mesmo que pouco) para pesquisar e conhecer novos sabores e a facilidade de encontrar geleias que te façam “ganhar” não somente um dos mais valiosos bens da atualidade, mas uma riqueza e experiência gastronômica sem sair do lugar….

Em seu livro As revoluções da comida, Rafael Tonon (COMPRE O LIVRO CLICANDO AQUI) nos conta com detalhes sobre esse estudo, que é uma obra importante a ser lida, não somente por conta dessa constatação, mas pelo rico material, informações e questionamentos que nos presenteia e nos faz pensar e repensar melhor sobre o alimento…

woman in white knit sweater holding red glass mug
Photo by cottonbro on Pexels.com

Podemos traçar um paralelo e fazer um comparativo de sua origem e evolução com alguns alimentos e bebidas. Através de documentos e pesquisas pode-se dizer que a origem do alimento o qual chamamos GELEIA é milenar e o mais provável é que tenha surgido na Mesopotamia. Alias, o termo GELEIA é uma definição única e simplória adotada no Brasil para classificar as conservas em questão. Pelo mundo elas tem várias denominações, de acordo com suas características: jam, jelly, confiture, marmelada, preserve entre outras…

clear glass mason jars
Photo by Pixabay on Pexels.com

Assim como toda “invenção”, não foi do dia para a noite que elas surgiram no mundo… Sabe-se que os ensaios para a fabricação tiveram inicio por volta de 7.000 a 5.000 a.C., a partir do momento que o homem percebeu a fartura e abundância das plantações devido as terras férteis e escassez dos alimentos em períodos de frio intenso. Era feita de forma muito primitiva, porém semelhante em técnicas, materiais e insumos que conhecemos até hoje. Aliás, se você tem curiosidade em saber qual foi o provável “primeiro sabor” feito pelas antigas civilizações, clique AQUI! O que foi sendo aprimorado ao longo do tempo diz respeito ao prolongamento da conservação, e esse aperfeiçoamento se deu por muitos estudos e testes, através de mentes brilhantes como Alpert e Pasteur que incansavelmente pesquisaram e testaram por anos, criaram e inventaram métodos que aumentassem a vida daquele produto.

person cooking in pot
Photo by cottonbro on Pexels.com

E algumas curiosidades sobre as geleias: algumas figuras importantes da nossa história eram grandes apreciadores da geleia, como: Joana D’arc, Maria Stuart (rainha da Escócia durante o século XVI) e Luís XIV (rei da França durante o século XVII). Reza a lenda que Joana D’arc tinha o costume de comer geleias antes de suas batalhas. Já Maria Stuart comia este doce para tentar aliviar seus enjoos. Esse fato era algo muito usual, pois as civilizações antigas tinham o costume de usar as geleias para fins medicinais. 

Tudo isso que eu te disse até agora pode ser novidade como também algo que complementa o que você já sabe, então me conte, pra você, o que é GELEIA? O que você sabe além e pode compartilhar com todos? Escreva aqui embaixo nos comentários!

E pra quem quer saber mais sobre esse ALIMENTO fantástico, me diz aqui embaixo quais são suas dúvidas, curiosidades e desejos!

4 comentários Adicione o seu

  1. Ana Paula sandes disse:

    Amei a matéria.

    1. admin disse:

      Muito obrigado Ana, continue acompanhando, tem muito material a ser compartilhado e também muitas descobertas a serem feitas. Aliás, dê uma olhadinha nos textos sobre as Mestras Geleieiras, acredito que vai gostar 😉
      Abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *