GELEIAS d´além-mar

o melhor de viajar e poder provar de todos os sabores é a conexão que podemos fazer com o lugar
TEXTO POR JORGE GONÇALVES

Se tem algo que eu AMO fazer (além de geleias, escrever e projetos) é viajar… nada como você conhecer novos lugares, culturas, os hábitos locais e, pra mim, a melhor parte: a gastronomia. Entrar em cada mercado, empórios, em lojas especializadas em produtos locais… isso é algo que me enriquece, me inspira e me faz querer viajar e conhecer mais e mais… Não perco a oportunidade de visitar mercados e feiras para conhecer as frutas e produtos da região e descobrir novos sabores.

Recentemente estive em Lisboa, e pude provar várias delicias d´álém-mar: polvo a lagareiro, pasteis e outros pratos a base de bacalhau e feitos de tudo quanto é jeito, alheias e embutidos, queijos, pasteis de nata e de Belém (sim, há diferença entre eles), doces tradicionais… conheci o capilé e provei a famosa Ginjinha… Tudo muito farto e bem feito, com sabor, cor e textura… comida de verdade! E claro, provei vários tipos de GELEIAS, e conheci algumas que são bem tradicionais na região, como a de Gila e Ananás dos Açores.

Pra mim o melhor de viajar e poder provar de todos os sabores é a conexão que podemos fazer com o lugar e entender melhor como é a alimentação, quais sabores eles tem naquela região, se são semelhantes ou totalmente diferentes dos nossos. Vou criando um repertório de sabores que ajudam na consolidação da Harmonização entre alimentos. Pensando nisso, eu criei um Guia, que é mais do que um apanhado de dicas e sugestões de combinações de sabores. Eu conto um pouco sobre as GELEIAS. os tipos, suas variações e também pontos históricos sobre esse rico alimento. Te ensino como harmonizar com outro super alimento: o queijo. Se você como eu AMA geleias e quer aprender mais sobre esse universo de harmonização com queijos, acesse o link a seguir e aprenda tudo no GUIA DE HARMONIZAÇÃO DE GELEIAS & QUEIJOS

uma explosão de sabores de Portugal dentro de um tubo

E por conta das minhas pesquisas e estudos, acabei (a distância) conhecendo o trabalho da marca meia.duzia® que como eles mesmos definem “é um conceito único e original, nº 1 no mundo na produção de compotas artesanais, cremes de chocolate, molhos, pastas de azeitona e mel em bisnaga”.

Tive o grande prazer de conhecer um dos proprietários, e temos 2 coisas em comum: o amor pelas GELEIAS e o nome. Aproveitei que estavam de casa nova, a mais recente loja inaugurada, que fica no Chiado, um dos bairros mais tradicionais de Lisboa, região muito agradável de se passear, pulsante e com um comércio efervescente.

Além de linda, a loja é muito organizada, as GELEIAS estão expostas por blocos de cores, você pode comprar para consumo próprio ou para presentear, e nesse caso, eles tem lindas embalagens com temas portugueses que são um verdadeiro espetáculo. Vale dizer que, assim como as GELEIAS, as embalagens são super premiadas Há opções de tamanhos e uma grande variedade de sabores, que aliás, num ponto estratégico da loja, existe um balcão onde são feitas degustações.

A disposição das geleias me fez lembrar uma loja de tintas para telas, daquelas que são vendidas em bisnagas. Não por acaso, o que significa que todo o branding e a intenção dos criadores deu certo! E isso eu já te explico o porquê…

De Outiz-Famalicão para o Mundo: A Revolução dos Sabores em Tubo da meia.dúzia®

E é de Outiz-Famalicão, uma aldeia pequenina e charmosa, situada ao norte do Vale do Douro, um lugar conhecido pelos vinhos do Porto, que nasceram três irmãos, porém dois desenvolveram uma paixão ardente: a Andreia e o Jorge.

Corria o ano de 2012, e Portugal enfrentava tempos difíceis. Andreia, recém-formada em Engenharia Alimentar, encontrou em Jorge, engenheiro químico e apaixonado por pintura, um porto seguro e alguém em quem pode confiar e contar, e juntos iriam construir algo inédito e revolucionário!

Num belo dia, enquanto conversavam na garagem dos pais , surgiu a faísca de uma ideia brilhante. Inspirados pelos tubos de tinta usados nas pinturas de Jorge, decidiram transformar a paixão pela gastronomia portuguesa em algo único. E assim, na simplicidade daquela garagem, nasceu a meia.dúzia®.

Com tubos que mais pareciam paletas de cores, recheados de compotas, cremes de chocolate, molhos, pastas de azeitona e mel, os irmãos tinham uma missão clara: levar ao mundo o melhor dos sabores de Portugal. Cada tubo representava uma região, uma fruta, um ingrediente especial, misturando tradição com um toque de irreverência.

A meia.dúzia® tornou-se um espetáculo de cores e sabores, cada tubo contando uma história, cada bisnaga um pedacinho da alma portuguesa. E assim, com paixão e inovação, Andreia e Jorge conquistaram o mundo, um sabor de cada vez.

Eis a essência da meia.dúzia®: um tributo aos sabores de Portugal, onde a tradição se encontra com a arte, num tubo repleto de surpresas deliciosas.

A Origem do Nome meia.dúzia®

O nome meia.dúzia® Sabores de Portugal nasceu durante uma visita ao convento de Tibães, em Braga. Na biblioteca do mosteiro, após pesquisas em receitas antigas e conventuais, surgiu a inspiração.

O termo “meia dúzia” era perfeito, usado frequentemente em receitas tradicionais e alinhado com a missão de oferecer experiências autênticas de sabores. Assim, o primeiro produto foi criado: um pack de 6 sabores tradicionais de Portugal.

Embalagens Originais e Amigas do Ambiente

Voltando ao assunto, quando falei que o espaço me remeteu a uma loja de tintas, e que, melhor que a idéia, a forma que essa inspiração foi retratada mostra o quanto eles foram acertivos, eu tinha razão, consegui absorver a mensagem e entender o que eles estão querendo dizer… tudo foi pensado dessa forma! E que graça e elegantes são as embalagens! Inspiradas pelos tubos de pintura a óleo, representam cada fruta como uma experiência de sabor. As bisnagas tem design ergonômico, são práticas e higiênicas, dispensando o uso de frascos, colheres e facas. Ideais para levar ao trabalho, escola, picnics ou em viagens, tornam o uso divertido e original.

Feitas com cerca de 99% de alumínio opaco, protegem o produto da luz e do ar, preservando a cor e os nutrientes das frutas, sem necessidade de aditivos ou conservantes. Além disso, são 99,7% recicláveis, mantendo a qualidade sem extrair mais recursos da Natureza. Basta colocar no ecoponto, uma forma inteligente de descarte do material.

os sabores que conheci…

Provei todos os sabores, alguns mais clássicos como framboesa, figo, mirtilo e amora, e outros totalmente locais e tradicionais, como a surpreendente geleia de Abóbora com Laranja, a refrescante Ananás dos Açores e também a de Ameixa Rainha Cláudia com Tomilho-Limão. É dificil dizer qual a preferida, são sabores únicos e algumas combinações completamente diferentes do que já tinha provado, porém a de Amora com Alfazema e Framboesa e Lima com Hortelã me surpreenderam!

Foi uma verdadeira diversão passar alguns minutos ali, junto com Jorge, degustando e conversando sobre geleias, sejam elas portuguesas, sejam brasileiras.

Jorge e Andreia sentem um imenso orgulho pela marca, pelo resultado que ela se tornou e ainda está a tornar, do rumo para onde as coisas foram, de uma ideia inspirada em uma outra paixão, de ver o projeto concretizado e realizado. Orgulho em serem pioneiros na arte de envazar geleias em bisnagas. Orgulho em serem os primeiros, os desbravadores, os criadores. E muito felizes em saber que Portugal continua conquistando terras pelo mundo, mas dessa vez, através do paladar, por suas GELEIAS.

REFLEXÕES

E no bate papo que tive com Jorge, onde falamos principalmente de geleias, outros assuntos também foram tratados, como o comércio local, o internacional, as formas de produção, design, matérias-prima e também pioneirismo.

E o que podemos aprender com toda essa trajetória de sucesso dos irmãos Andreia e Jorge? Eu sempre costumo dizer que tudo o que você faz na vida (seja bom ou não) reverbera e tem consequências. No caso da concepção da marca meia.dúzia® foi um estalo que os irmãos tiveram, e, inspirados em algo que um deles tinha muita afinidade e vivência ( EU DISSE INSPIRADOS!) tiraram partido de tudo isso e inovaram, surpreendentemente com um conceito de um produto aplicado em outro modelo. Isso é pioneirismo, isso se chama originalidade, mas também podemos chamar de genialidade. Quando você cria algo novo a partir de uma inspiração, quando você transforma algo (e é claro que nesse caminho pode até mudar um pouco, ajustar, alinhar, nem sempre será de primeira que vamos acertar…) é louvável e devemos reconhecer o grande feito! O mundo desde que é mundo sempre foi e sempre será assim… Já dizia o antigo sábio: “Na Natureza, nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, Antoine-Laurent de Lavoisier

A evolução da sociedade, impulsionada pelo conhecimento e pela inovação criativa, tem gerado produtos que transformam recursos naturais em melhorias para a qualidade de vida das pessoas. Seja essa pessoa que faz a diferença, assim como foram e são os irmãos Jorge e Andreia. Seja alguém que não simplesmente se contenta em copiar ou reproduzir o existente! Basta de “mais do mesmo”, pois precisamos de algo novo, leve, fácil, acessível, inovador! Não se contente em ser “mais um”, faça a diferença! Ninguém vai REinventar a roda, mas você pode traçar novos caminhos ou formas de fazer ela chegar em outros lugares…

Gentilmente, Jorge me presenteou com algumas GELEIAS. Mal posso esperar pela próxima visita, e agora, pretendo conhecer as unidades do Porto. Até lá!

E se você se interessou pelo conteúdo acima, não deixe de conferir mais um dos meus artigos que pode ser exatamente o que você está procurando. Compartilho informações valiosas e reflexões que podem ser úteis no seu dia a dia ou em debates interessantes. Para acessá-lo, é muito simples: basta clicar no link a seguir. Não perca a oportunidade de ampliar seus conhecimentos!

Basta clicar sobre a palavra GUIA

A sobrevivência de um conteúdo produzido por profissionais como eu depende muito de vocês, caros amigos leitores e leitoras! E para se manter vivo e chegar a mais pessoas é preciso um grande empenho no boca a boca, isso é muito importante! Indique, compartilhe, curta e, sempre que puder, comente aqui embaixo. Fico extremamente feliz em ouvir vocês, suas dúvidas, sugestões e histórias, e saber que tem mais alguém aí do outro lado que ama GELEIA e tudo o que diz respeito a esse UNIVERSO ❤️

Um abraço carinhoso e até breve!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *