THE DALEMAIN WORLD MARMELADE AWARDS & FESTIVAL

TEXTO POR JORGE GONÇALVES

Você sabia que existe um concurso na Inglaterra que premia GELEIAS de todo o mundo? E o mais fantástico, temos alguns Mestres Geleieiros do Brasil que já receberam a honraria das ESTRELAS Gold, Silver e Bronze e também Alta Recomendação. Leia a seguir e entenda como funciona e conheça alguns premiados brasileiros.

E eu já vou começar o texto falando da alegria e honra em saber em primeira mão que um dos premiados é um parceiro de GELEIAS que esse universo me trouxe… Eu em breve vou contar a história desse Mestre Geleieiro, assim que ele tiver um tempinho para me dar mais detalhes sobre seu percurso no mundo das geleias. Estou falando de José Lobo, da Zappa Geleias. Recentemente uma de suas criações (merecidamente) recebeu o título de Altamente Recomendado na Dalemain World Marmelade Awards! A premiação da Geleia de Mexerica Clementina é uma conquista a mais para seu currículo, e a cada dia estuda e aprimora sua técnica, sendo assim, o título é um grande motivo de orgulho e reconhecimento de seu trabalho, a certeza que está no caminho certo e ainda tem muito a nos mostrar e oferecer. Conversamos muito sobre o potencial do produto e o quanto as pessoas ainda tem que aprender sobre geleias, para cada vez mais saber a respeito, e com isso, dar valor. Receio que essa seja uma das muitas comendas que virão, devido a dedicação e incansável busca por aprimoramento de suas geleias. Parabéns José, que você continue nos presenteando com suas criações e que possamos cada vez mais prestigiar e valorizar sua arte!

Eu já tive a oportunidade de provar a geleia e em breve eu descrevo a experiência em um texto…

Muito mais que apenas GELEIAS…

Tudo começou em 2005 quando os criadores do Festival tiveram a ideia de celebrar a comunidade e o tradicional, e também celebrar a inovação, o que se encaixa nessa descrição: marmelada, que para nós é um termo pouco conhecido, mas em outro texto falarei com mais abrangência.

Desde então, foram arrecadados mais de um quarto de milhão de libras para caridade e os organizadores receberam milhares de inscrições para a competição, que é acontece anualmente . Todos os anos há um festival na primavera com todos os potes, que são exibidos em toda a mansão, há também entrega de prêmios, perguntas e respostas e muito mais. Os vencedores são anunciados a cada ano e convidados a vender na Fortnum & Mason’s em Piccadilly, Londres. O festival tem derivações em outras partes do mundo, como Japão e Austrália.

Um dos muitos objetivos do evento é incentivar a qualidade na fabricação de geleias e estabelecer um padrão internacional para fomentar e estimular a melhoria e o desenvolvimento. Além disso, apoiar pequenos produtores artesanais e seu comércio.

Os frequentadores tem a oportunidade de conhecer os grandes vencedores e também adquirir, ali mesmo, geleias do mundo todo e também as vencedoras do ano anterior.

A competição e o festival só são possíveis por todas as pessoas que se inscrevem a cada ano, embrulhando cuidadosamente seus potes e dedicando tempo para fazer e enviar sua geleia para Dalemain. Há também uma grande quantidade de trabalho que os voluntários dedicam a cada ano, desde desembrulhar os potes até decorar as vitrines. Os juízes também são voluntários que reservam um tempo para usar seu conhecimento de classe mundial para encontrar o melhor dos frascos.

A World Marmelade Awards é considerado um dos mais prestigiados festivais de alimentos do Reino Unido, uma grande oportunidade para os Mestres Geleieiros apresentarem suas criações ao mundo e ajudarem na visibilidade e expansão da cultura geleieira a todos.

As categorias de premiação são Artisan, Hotel e B & B, e incluem diversas variedades de geleias, desde as mais tradicionais até as extremamente exóticas, feitas com especiarias e licores, e também há espaço para as crianças participarem.

E em 2023 tivemos dois Mestres Geleieiros condecorados, sendo um deles a Pe de Geleia, com estrelas Prata e Bronze, e também José Lobo, da Zappa Geleias, o título de Altamente Recomendada, com sua Geleia de Mexerica Clementina.

É importante dizer que essa premiação confirma a alta qualidade e alguns quesitos essenciais para que sejam condecoradas, e que não necessariamente refletem preferências, sabores e paladar comuns no mundo. Para tanto eu vou elaborar um novo texto falando justamente dessas percepções e calibragem de sabores, que tem grande variação entre povos e culturas.

WELCOME TO DALEMAIN

Dalemain é uma mansão situada em Lake District, na Inglaterra. De geração em geração, a propriedade foi herdada e preservada pela família Hasell, desde 1679. É cercada por vastas pastagens, lagos e colinas irregulares únicas na região. Na verdade, é muito mais que isso, é uma mansão histórica cercada por belos jardins. Patrimônio Mundial da UNESCO, é possível visitar a propriedade, tomar um belo café da manhã, almoço leve ou chá da tarde, uma chance de fazer compras, passeios pelo campo e muito mais… Uma coleção de móveis, cerâmica e arte de importância nacional, juntamente com objetos do cotidiano do passado e um premiado jardim de plantas.

A competição de habilidades para fazer geleias começou em 2005, iniciada pelo mestre da mansão que desejava recuperar a atenção para a tradicional fabricação de marmelada na Grã-Bretanha. A competição recebeu poucas inscrições inicialmente, mas agora, após 13 anos, mais de 3.000 potes de todo o mundo entram na competição.

O atual chefe da família é a 12ª geração. A pessoa à direita é a anfitriã da competição, a Sra. Jane Hasell-McCosh. Ela trabalha facilitando o intercâmbio cultural e gerando negócios por meio da marmelada, inclusive fazendo uma marmelada a partir de uma receita de um antigo documento que permanece no casarão.

Este é o painel de jurados realizado em fevereiro. Em uma sala mal iluminada, os juízes expõem vários potes de geleia à luz para revisão. Eles participam como voluntários, pois todos são apaixonados por marmelada.

A competição recebe vários trabalhos do mundo todo, não só da Grã-Bretanha, mas também do Brasil, da Espanha, Austrália, Japão, Canadá e outros países. As inscrições do Japão aumentaram especialmente nos dias de hoje, e os produtos que usam cítricos japoneses exclusivos, como yuzu e daidai, fascinam os jurados.

Os vencedores do ouro são convidados para a cerimônia de premiação realizada em março. Os amantes de marmelada de todo o mundo se reúnem e enchem a mansão Dalemain com a cor laranja. Em 2018, o prefeito Oshiro (à esquerda) e funcionários da cidade visitaram a cidade de Yawatahama, na província de Ehime, e fizeram uma apresentação sobre a competição no Japão a ser realizada em 2019.

No momento da cerimônia de premiação, eventos são realizados em vários locais da cidade de Penrith, enchendo-a com a alegria do festival.

Agora me conta, você já conhecia esse Evento? O que achou?

Se você gostou, curte, comente e compartilhe!

A sobrevivência de um conteúdo produzido por profissionais como eu depende muito de vocês, caros amigos leitores e leitoras! E para se manter vivo e chegar a mais pessoas é preciso um grande empenho no boca a boca, isso é muito importante! Indique, compartilhe, curta e, sempre que puder, comente aqui embaixo. Fico extremamente feliz em ouvir vocês, suas dúvidas, sugestões e histórias, e saber que tem mais alguém aí do outro lado que ama GELEIA e tudo o que diz respeito a esse UNIVERSO <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *