MESTRA GELEIEIRA CAROLINA ELOI MIRANDA

CAROLINA ELOI MIRANDA DA SABORELEIA

TEXTO POR JORGE GONÇALVES

Com o mesmo propósito e carinho de uma mãe, tem como objetivo entregar o sabor e qualidade que as pessoas merecem

Carolina nasceu no interior de Minas Gerais, na cidade de Manhuaçu, e foi criada em meio a plantações de café. Cresceu vendo suas avós e sua tia Maria produzirem doces maravilhosos, o que a fez se tornar uma grande fã. Muito curiosa, colecionava receitas desde criança, os mais instigantes eram os doces de corte, e sempre adaptava as receitas pra ficarem bem cremosos.

Fazenda de Café na região de Manhuaçu | Foto: Google

Aos 17 anos foi morar em república estudantil e a cada semana, sempre aos domingos, produzia um doce diferente e compartilhava com todos. Fazia goiabada, doce de melancia, de mamão verde, de abóbora com côco entre tantos outros. Por um tempo tentou seguir dietas e a regra era simples: CORTAR O AÇÚCAR. Mas como nada é tão simples, cortava tudo e depois descontava nos ultraprocessados, por que restrição leva a compulsão. Deixou então de comer seu doce de abóbora minimamente processado, sem conservantes e corantes e passou a consumir leite condensado.

Carol escolheu a área da saúde para trilhar profissionalmente. Sua formação acadêmica é em enfermagem, com especialização em cuidados paliativos, mas desde sempre teve uma grande atração e admiração pela gastronomia.

Antes de fazer enfermagem, pensou em cursar gastronomia, uma paixão antiga, e principalmente pelo desafio de elaborar receitas com os ingredientes que tivesse a disposição. Alguns testes foram muito bem sucedidos, outros nem tanto, e tinha a ajuda de seus irmãos, seus “testadores” oficiais.

Foto: acervo pessoal Carolina Eloi

Quando engravidou de seu filho Raul, mudou novamente os hábitos alimentares, mas de novo de uma forma que considera “errada”. Cortou novamente o açúcar, e no final da gestação, a ansiedade mais que normal nesse período “a pegou de vez” e novamente “descontou” nos ultraprocessados, por que já tinha deixado para traz a cultura do consumo dos doces caseiros.

Depois desse episódio passou um tempo bem, até que sua licença maternidade acabou quase junto com o primeiro lockdown, voltando a trabalhar em hospital. E então, no auge do pânico da covid, com muito medo e receio de infectar o pequeno Raul (que tinha apenas 5 meses) teve o pior momento de transtorno alimentar de sua vida, e só conseguia comer ultraprocessados doces. A “culpa” por amamentar e não se alimentar corretamente só fez a situação piorar. Buscou resolver seu problema e encontrou a nutrição baseada em alimentação consciente, o que mudou sua vida.

Com ajuda especializada, começou a voltar aos poucos a consumir alimentos realmente nutritivos e retornou gradativamente aos doces caseiros, até conseguir voltar a comer de tudo.

Em 2020, durante a introdução alimentar de seu filho mais velho, descobre o potencial das geleias. Procurando por uma alimentação livre de corantes e conservantes artificiais, se encantou com as técnicas de conservação e se aprofundou nos estudos e testes.

A empresa nasceu em 2021, e assim como um recém nascido, bem pequena… Carol iniciou as operações na cozinha de seu apartamento, na cidade de Divinópolis, com o mesmo propósito e carinho de uma mãe, que tem como objetivo entregar o sabor e qualidade que as pessoas merecem. Até mesmo no nome, que é a junção das palavras sabor + geleia = SABORELEIA. A principio ela envasava em pequenos potes e enviava para amigos e conhecidos, para que pudessem dar sua opinião a respeito do produto. Com o tempo, aumentou o tamanho dos frascos e definiu sabores, identidade visual e aprimorou os processos de produção e venda. A empresa ainda é um bebê, tem quase 2 anos de existência, mas já cresceu muito desde então, porque além de fazer tudo com amor, busca a excelência.

Foto: SABORELEIA

” A marca que eu e a SABORELEIA queremos deixar no mundo é que cada ação sustentável conta, que alimentação consciente é mais que comer menos e que merecemos o melhor sabor.”

Carolina Eloi

Toda a produção e cada detalhe é feito pela Mestra Carolina. Aliás, Carol fez um curso específico sobre geleias, para estudar, compreender e aplicar de forma profissional os métodos de conservação. O ofício propriamente dito de produzir geleias foi um processo rápido de aprendizagem, devido a sua aproximação e convivência com doces. As boas práticas na produção de alimentos são itens que a Mestra é muito criteriosa, pelo hábito antigo que carrega da outra profissão. Mas o que mais exigiu atenção e estudos foram acerca das técnicas de conservação, para que ela conseguisse confeccionar um produto ao seu nível de exigência.

São muitos os valores que a guiam, como a alimentação consciente, a sustentabilidade, principalmente na cozinha, a luta contra a gordofobia e a valorização do empreendedorismo materno são os principais.

Cada membro da famíia tem um papel especial dentro da empresa: geleieira, entregador, garoto propaganda, e todos acumulam a melhor das funções, a de provadores oficiais dos produtos!

Mestra Carolina tem muitas inspirações, a maioria pessoas que carregam os mesmos valores que ela, como Marta de Abranches, que a ensinou a arte da conservação, e também Heloísa, pelo trabalho maravilhoso em disseminar a sustentabilidade e Pamela Margarida por trazer as nano empreendedoras conhecimento sobre gestão financeira. Todas elas são mulheres, mães e empreendedoras que muito a inspira.

Suas geleias são produzidas com frutas comerciais e não orgânicas (compradas frescas de grandes produtores) e algumas delas harmonizadas com especiarias. O açúcar utilizado é o cristal e não faz uso de adoçantes. Produz também doces pastosos, resquícios de suas memórias gastronômicas da infância.

Uma característica é que suas geleias são produzidas com pedaços de frutas, agregando sabor e textura além do gel. E por falar nisso, a pectina usada é a industrializada, e sua utilização é justificada pelo fato dela oferecer uma padronização da textura de suas geleias.

O primeiro sabor de geleia que produziu foi Tomate com Pimenta, mas o mais famoso de sua linha é Morango com Hibisco, porém o mais vendido e o sabor preferido da Mestra Geleieira é Maracujá com Manga, ainda mais se for servido com sorvete de creme, confidencia Carol.

Fazem parte de linha de Geleias os sabores:

  • Maracujá e Manga
  • Tomate Picante
  • Morango com Hibisco

100% Fruta:

  • Damasco e Laranja
  • Ameixa

Doce:

  • Abóbora com Côco

E quando a pergunto sobre qual é o diferencial das suas geleias, eis a resposta:

“Boas práticas em fabricação, carinho na produção e um sabor maravilhoso são uma obrigação. Nosso diferencial é ser uma marca que te entrega o sabor que você merece, de forma sustentável.”

Carolina Eloi

Mestra Carolina vende suas geleias através do site, e entrega para todo o país. E já adianta que em breve estará nos melhores empórios e supermercados do Brasil. Esse é o poder do empreendedorismo, ACREDITAR e FAZER ACONTECER!

Aliás, sua geleia de Manga com Maracujá foi além dos limites territoriais brasileiros, cruzou céus e mares e chegou em Londres através de uma cliente, que comprou ali mesmo em Minas e levou para presentear pessoas queridas.

E quando eu a questiono sobre o que que pensa e sente quando vê as pessoas degustando suas geleias, perguntando, interagindo, se interessando pelo trabalho, a resposta foi: 

” É maravilhoso ver o quanto as pessoas se interessam pelos produtos somente pelas fotos, e presenciar a degustação é ainda melhor, me sinto cumprindo o meu propósito de entregar o sabor que as pessoas merecem.”

Carolina Eloi

E quando pergunto sua opinião sobre qual é o sabor da vida:

” A vida é a alternância entre o salgado, doce e amargo.”

Carolina Eloi

E para finalizar, com todos estudos e pesquisas, somadas a experiência em outra área, questiono o que é para ela ser um Mestre Geleieiro:

” É alguém que domina a técnica, mas que acima disso é um apaixonado pelo calor do fogão e a transformação que acontece com as frutas.”

Carolina Eloi

A generosidade de Mestra Carolina não é apenas dentro da empresa, com o cuidado e respeito na produção de suas geleias, mas sim com todos, tanto que ela compartilha conosco uma de suas receitas favoritas, uma Geleia de Cebola Roxa com Vinho Tinto, que ela ama fazer para si, mas ao contrário das outras que tem uma ficha técnica, essa ela faz provando e construindo o sabor, o que a torna especial e faz com que ela fique única a cada produção.

A receita é:

Uma cebola roxa picada ou processada, refogada no azeite com uma pitada de sal, adicione o equivalente a metade do peso da cebola de açúcar cristal, ⅔ de copo de vinho tinto e mais ⅓ de copo de vinagre de vinho tinto, leve ao fogo e deixe reduzir. Fica maravilhosa com carnes e queijos.

O primeiro sabor de geleia criado, de Tomate com Pimenta | Foto: Carolina Eloi

Quando tomamos conhecimento de uma história como a de Mestra Carolina Eloi, automaticamente deveríamos nos conscientizar e pensar: qual é o mundo e qual o legado que eu quero deixar para meus descendentes? Qual situação ou algo que eu posso identificar no mundo e tentar melhorar? O que eu posso fazer para que mais pessoas tenham acesso a uma vida saudável, menos poluente, mais natural e menos estressante? E é esse o papel de MÃE que Carol fez e faz: identificar chances e oportunidades em “dores”, converter o simples em essencial, o problema, em solução. Quando temos a possibilidade de entender as verdadeiras necessidades, transformar de forma positiva e devolver de forma surpreendente, significa que estamos no caminho certo, rumo ao sucesso. Como mãe, empreendedora e profissional, tenho a dizer que Mestra Carolina aprende a cada dia, mas nos ensina uma grande lição, basta prestar atenção e trazer o exemplo para a sua vida!

E com as palavras da própria Carol, posso dizer que “o motivo de contar essa história é pra dizer que cortar o açúcar não é o caminho para todo mundo, mas escolher os minimamente processados, sem conservantes e corantes artificiais e trabalhar na alimentação consciente para não ser compulsivo” pode ser uma solução. Reflita sobre isso!

Contatos:

Site: https://saboreleia.lcompluojaintegrada.com.br/

Instagram: @saboreleia

E-mail: saboreleia@gmail.com

Telefone: 37 99845 9091

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *