O BANQUETE DE PSIQUE: Imaginação, cultura e psicologia da alimentação, por Gustavo Barcellos

LIVROS com conteúdo GERAL

Títulos especialmente selecionados para enriquecer seu conhecimento sobre GELEIAS e todo o universo acerca do assunto

Comer é um ato fisiológico, antropológico e cultural, mas é também emocional e simbólico. Num plano psicológico, o que cozinhar e comer revela sobre nós e sobre o mundo? Este livro é para aqueles que querem refletir sobre o ato cultural de alimentar-se em seu significado psicológico mais profundo, explorando as metáforas que esse gesto diário e seus processos originam para nos ajudar a entender melhor a centralidade da comida e da fome na vida de todos nós.

O que alimenta a alma? Este livro é para aqueles que querem refletir sobre o ato cultural de alimentar-se em seu significado psicológico mais profundo, explorando as metáforas que esse gesto diário e seus processos originam para nos ajudar a entender melhor a centralidade da comida e da fome na vida de todos nós. Sonhos doces, verdades amargas, realidades salgadas, relações apimentadas, situações picantes compõem a psicologia da alimentação muito antes que se instalem os transtornos alimentares propriamente ditos.

Com ilustrações alquímicas retiradas de tratados medievais (COMPRE O LIVRO CLICANDO AQUI) este estudo aborda o alimento como campo simbólico e imaginativo. As questões da alimentação e da nutrição, da gastronomia e do preparo e ingestão de alimentos são aprofundadas a partir do ponto de vista da psicologia e da psicanálise como análise cultural, com o viés das ciências da imaginação.

Vista sob o ângulo da comida e da alimentação, da cozinha e da mesa, a alma é convivência, articulação imaginativa entre natureza e cultura, aliança entre os seres, imaginação que iguala os homens e chama a amizade.

Avaliação: 5 de 5.

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *